segunda-feira, 26 de março de 2012

CURSO DESENHO DE MODA

Lili Monteiro: técnica pastel e lápis de cor


CURSO DESENHO DE MODA CROQUI E TÉCNICO

DIA DA SEMANA: 2ª feira

HORÁRIO:
tarde: 13:30 as 15:30 h
noite: 16:30 as 18:30 h

INTRODUÇÃO:
O desenho e a ilustração de moda são recursos gráficos que nos auxiliam no processo de representação das peças do vestuário. Estas representações também contribuem para idealizarmos projetos, conceitos e propostas de coleções.

Inicialmente é necessário que façamos pequenas distinções de tais representações gráficas, distinguindo os meios e modos de representação, destas distinções a primeira e mais importante, é diferenciarmos o desenho de moda e a ilustração. O desenho de moda está relacionado a estrutura técnica ou aos detalhes das peças do vestuário. A ilustração é uma elaboração conceitual, ela independe dos detalhes e representações precisas do material utilizado para a produção final da peça.

1. Croqui: é a linguagem que o estilista ou designer utiliza para comunicar as suas idéias, suas criações que ainda não foram concretizadas. O croqui simula uma possível realidade, ele guia a trajetória da criação e não tem a necessidade de ser tão rigoroso. Mas deve-se atentar aos detalhes como os tecidos que serão utilizados, o caimento, etc.

2. Ilustração de moda: carrega em si os traços do tempo onde está inserida, ela interpreta a sua época, sempre experimentando novas técnicas e conceitos.

A representação gráfica para a produção de uma peça depende de sua planificação. É a estruturação precisa de um desenho para a montagem e produção das peças. Para este trabalho adotamos um chassi para construção do desenho.
3. Desenho técnico: Esse desenho tem como objetivo demonstrar de forma clara e objetiva o produto de moda. É um desenho que deve ser limpo e preciso, já que visa a sua produção em escala industrial.

OBJETIVO: Qualificar o aluno na criação do croqui e a aplicação de técnicas de representação de desenho de moda. Desenvolver o traço. Conhecer a nomenclatura do vestuário básico feminino, masculino e infantil.

PRÉ-REQUISITOS: noções básicas de desenho

PROGRAMA:

1. Construção da figura humana clássica e de moda;
2. Representação gráfica de decotes, golas, mangas, cavas, saia, blusa, casaco, calça, vestido. Representação gráfica do movimento dos tecidos, em godês, evasês, drapês, franzidos, pregas, etc.
3. Criação do croqui com identidade;
4. Construção de poses e movimentos no croqui;
5. Aplicação das peças do vestuário no croqui;
6. Aplicação de técnicas de ilustração de Moda: grafite, lápis de cor, nanquim, guache e colagem.
7. Apresentação do croqui em ficha técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário